O ensinamento do velho e saudoso Chacrinha tem ecoado nos meus ouvidos nos últimos meses e feito eu refletir do tamanho da “trumbicada” que pode acontecer pelo simples fato de não se comunicar.
O apresentador sempre esteve certo. A comunicação é a base de tudo. Não se trata apenas de comunicação publicitária, jornalística ou marqueteira. É o simples fato de sentar e conversar, trocar umas palavras no téti a téti. Coisa que não tem acontecido, ou acontece da maneira errada em nossa região.
Casa do Povo
A Câmara de Balneário Camboriú tem sido a campeã neste quesito. Na última semana falei sobre a reforma da sala onde será o estúdio da Rádio Câmara. O resultado não poderia ser mais óbvio. Licitação Deserta. Coisa que poderia ser facilmente resolvida com um pouco de boa vontade e conhecimento na área.
Casa do Povo 2
A novidade da semana é que conseguiram estourar o valor para a publicidade da Câmara, empenhado proporcionalmente para 8 meses, em pouco mais de 4. Também pudera, com campanhas para mais de 40 veículos de comunicação, fica difícil otimizar a verba. E o pior, sabem há mais de 45 dias que precisa de um aditivo no valor e não fizeram até o momento. Enquanto isso, a agência não consegue receber as notas e cumprir com o pagamento de veículos e fornecedores.
Prefeitura
Mais uma vez, e acredito não ser a última, estou aqui falando da comunicação dos altos da Dinamarca. Desta vez foi o “causo” do campo de futebol do bairro dos Municípios. O vereador Bola denunciou no último sábado que o campo seria extinguido pois, de acordo com o edital, a construção da Casa da Criança seria exatamente onde é o campo. Uma nota curtíssima afirmou que o campo não sairia de lá, apenas seria trocado de posição.
Faltou
Na segunda-feira a expectativa era a prefeitura fazer uma matéria falando sobre o assunto, apresentando o projeto e as modificações que ocorreriam naquele local. Coisa que deveria ter feito logo que saiu o edital. Afinal, a construção da Casa da Criança e do Adolescente seria uma valiosa obra do governo através da Secretaria de Inclusão Social. Mas, era ado das 17 horas quando a assessoria emitiu mais uma nota..
Notas
A deficiência em se comunicar tem feito o governo produzir mais notas que a casa da moeda. Vive de apagar incêndio. Falo com tranquilidade que menos de 1/4 das ações do governo tem “ido pra rua” através da comunicação. Todo conteúdo produzido é baseado no que eles “acham bom” e não no que é “realmente útil”. Como diria uma pessoa do alto escalão da prefeitura, essa comunicação “só matando”. Isso não me cheira bem, lembra autossabotagem. Prática comum na atual .
Camboriú
Na capital da pedra, os ânimos ficaram aflorados após alguns vereadores declararem apoio e pedirem voto ao presidenciável Fernando Haddad. As conversas pelos grupos do zap-zap dão conta que alguns vereadores esqueceram que eles tem que aprender a arrumar a própria casa antes de querer dar pitaco em outros assuntos. Óbvio que a revolta foi geral com os pedidos de apoio e o assunto ainda ferve nos celulares por aí.
Principado de Itajaí
As coisas em Itajaí não andam mil maravilhas. Após a derrota de Thiago Morastoni nas urnas, o clima ficou tenso no palácio da Vila Operária. Desde o dia 9 de outubro, a cada portaria que sai, é um grupo infartando. Galera do PDT peixeiro foi exonerada em peso e o número total pode chegar a 150. O prefeito Volnei não apareceu no paço e ficou incomunicável em seu reduto por dias. Já seu filho só foi voltar para as suas atividades parlamentares uma semana após o pleito. Chá de laranja neles.