Por volta de 18h50, na troca de plantão da UPA dos Cordeiros, em Itajaí, um paciente em estado de surto saiu do quarto de isolamento onde estava e foi em direção ao balcão onde se encontravam funcionárias da unidade. Ele e arrancou parte do balcão de atendimento, puxando para o chão fios e computadores.
Um técnico de enfermagem, vendo a situação, correu para proteger as colegas de trabalho na tentativa de conter o homem. Ao se aproximar, foi agredido violentamente com uma cabeçada. Ao cair no chão, o servidor foi atingido na cabeça com uma parte do balcão, após o paciente em surto jogar o móvel em cima do profissional de saúde.
Outros funcionários tentaram conter o homem, mas também foram agredidos. Ele foi imobilizado pelos agentes de enfermagem e um médico da unidade ministrou um sedativo.
O técnico de enfermagem foi atendido na própria unidade com lesão no nariz e na cabeça. Ele recebeu pelo menos 15 pontos em um extenso corte na cabeça, foi medicado e permaneceu em observação. O funcionário a bem e já está em casa.
O paciente em surto foi sedado e novamente encaminhado para o local em isolamento dentro da UPA, onde permaneceu dormindo sob efeito da medicação.
MAIS SEGURANÇA
Em conversa com o servidor, o mesmo informou que existe um guarda patrimonial no local, mas o mesmo não seria treinado e nem tem a função de agir nesse tipo de situação.
Na opinião dele, o poder público deveria manter pelo menos um agente da guarda armada por turno para evitar esse tipo de situação e clama por mudanças que garanta a segurança dos servidores.
“Hoje foi eu, que sou grande. Mas poderia ser uma pessoa menor ou mais fraca. Estou bem, mas a situação poderia ter sido muito pior.” declarou o servidor.