A Praça Arno Bauer sedia nesta sexta-feira (19) um evento de intervenção urbana. O Sarau – Poesia, Negritude e Resistência reúne poetas, atores e declamadores locais homenageando grandes poetas negros do Brasil. Promovido do Museu Histórico de Itajaí, o evento integra a 15ª Semana Nacional de Museus, que se estende até o dia 21 de maio. A intervenção inicia às 18h30.
Para quebrar a rotina na hora do rush, arte e poesia têm encontro marcado com o público depois do expediente. O happy hour cultural conta com o envolvimento dos poetas Fatima Vanzuita (coordenadora do evento), André Pinheiro, Angela Peyerl, Daniel Vasconcelos, Diego Hobus, Ernesto Wenth Filho, Rafaelo de Goes, Sandro Silva e Vanderlei Carlos Soares.
A proposta do sarau, bem como tema das exposições abertas no Museu Histórico, é de valorizar a influência negra na ocupação de Itajaí. Os declamadores convidados selecionaram poemas de poetas negros brasileiros ou poesias que tratem da temática, para compartilhar com o público.
Quem ar pela praça e se inspirar com a intervenção, também poderá participar declamando uma poesia de sua preferência. Com microfone aberto, o palco ao lado do Museu Histórico reforça o ambiente democrático.
“A ideia é fazer um intervenção urbana de forma espontânea e integrar o público com a produção artística negra que é de excelente qualidade, mas nem sempre recebe o destaque que merece”, comenta Evelise Wiersinski, Diretora do Museu Histórico.
Semana Nacional dos Museus
De 15 a 20 de maio, os Museus Histórico e Etno-Arqueológico de Itajaí realizam a programação da 15ª Semana Nacional de Museus. A programação traz exposições, mesas redondas e apresentações artísticas, com foco na ocupação negra no município e ao empoderamento da mulher rural. Clique aqui e confira a programação completa.
_____________________________
Informações adicionais:
Evelise Wiersinski (Diretora do Museu Histórico)
(47) 9 9677-0254